Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Aiyê Erê – Casa de Cultura Tainã

28 de setembro de 2019

Gratuito

1° AIYÊ ERÊ – PLANTANDO NOSSOS FUTUROS BAOBÁS

A Casa de Cultura Tainã/30 anos convida amigos e amigas, parceiros e parceiras para o 1°Aiyê Erê em celebração a nossas crianças nesse mês de setembro onde celebramos São Cosme e Damião, Ibejis e Daun.

É também aniversário do nosso querido Yo Tc Silva!

Como as datas tem a mesma energia, resolvemos fazer uma grande festa! Os Quilombolinhas irão receber os amigos e amigas como só eles e elas sabem fazer! Será um festa regada a doces, bolos e frutas. Terá programação teatral infantil, brincadeiras e muita música.

Da um confere;

Trupe Liuds

Trupe Liuds com o espetáculo de Teatro Infantil – Mjiba a Boneca Guerreira

A Cia Trupe Liuds surge em 2006, com o intuito de difundir a arte circense na periferia da cidade de São Paulo. É uma companhia composta por palhaços negros, que através da linguagem lúdica recria a realidade cotidiana e desperta o imaginário das pessoas. Através da pesquisa na linguagem do palhaço, mesclando cenas do circo tradicional, circo contemporâneo, modalidades circenses e a cultura popular, a Cia Trupe Liuds propõe diálogos, reflexões e questionamentos sobre a cultura negra e a sociedade brasileira, e tem como proposta ocupar espaços públicos e espaços ociosos com espetáculos e intervenções circenses. Durante esses dez anos, a Cia Trupe Liuds apresentou seus trabalhos em diversas cidades do interior paulista e na capital circulou por diversos bairros e centros culturais (CCSP, SESC, Fábricas de Cultura, CEUS e Casa das Caldeiras).

A Cia Trupe Liuds tem como sede a Comunidade Cultural Quilombaque, que atua no bairro de Perus desde 2005 de forma independente e autônoma, proporcionando aos moradores do bairro oportunidades culturais e de lazer, para que eles próprios consigam descobrir perspectivas empreendedoras e emancipatórias no lugar onde moram.

ESPETÁCULO MJIBA – A BONECA GUERREIRA

A mulher negra, a escravidão, a colonização, a padronização de imagem e o abuso da condição feminina são alguns dos temas abordados pelo espetáculo Mjiba. O espetáculo conta a história de dois palhaços carteiros que, ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado dentro dessa caixa: uma boneca negra. A partir do contato com a boneca, os palhaços apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pela mulher negra. Desde o abuso nos trabalhos domésticos até a excessiva imposição dos padrões de imagem. No desenrolar da peça, os palhaços encontram um livro e o espectador escuta então uma voz feminina que, conta a verdadeira história da boneca, traçando um paralelo entre a boneca e a ancestralidade da cultura negra. De uma maneira lúdica e irreverente o espetáculo traz para crianças, jovens e adultos discussões importantes e pertinentes para os dias atuais.

Em 2016, o Espetáculo “Mjiba- A Boneca Guerreira” foi contemplada pelo “Edital Xamego de Apoio ao Circo da Cidade de São Paulo” que nos proporcionou a realizar a circulação em escolas públicas e espaços culturais das periféricas da cidade de São Paulo, além de um ciclo de debate com diversos pesquisadores ligado ao tema, e em 2017 foi contemplado no “Edital Proac Culturas Negras”, colocando em prática a lei 10.639/06 que intitula obrigatoriamente o ensino da História e cultura Afrobrasileira nas escolas.

SINOPSE

O espetáculo conta a história de dois palhaços carteiros que ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado na caixa. A partir dessa descoberta, apresentam e discutem de maneira lúdica os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade. O Espetáculo foi criado em homenagem às lutas das mulheres negras.
Duração: 50 min
Classificação: Livre

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO

Palhaço Torradinho: Valmir Cruz | Palhaço Candango: Dede Ferreira | Palhaço Gigica (Musicista): Girlei Miranda
Direção: Paula Klein | Dramaturgia: Cia Trupe Liuds | Orientação Dramatúrgica: Pamella Martelli | Trilha Sonora: Clevison Ferreira e Denão | Cenografia e Figurino: Marina Lima | Iluminação: Daniele Meireles | Ilustrações: Fabio Torres (Triagem) | Arte gráfica: Valmir Santanna | Produção: Janice Albuquerque | Realização: Cia Trupe Liuds

Cia Tugudum

Cia Tugudum

Cia Tugudum com a Peça musical Dr. Plastico, O espetáculo expressa através da música, do teatro e da cenografia e de forma lúdica e divertida a importância do reaproveitamento criativo e foca na atenção que devemos dar ao nosso lixo produzido diariamente. Sem dúvida que ele está sintonizado com a educação ambiental através da arte.

Então traga seu axé, seu instrumento sua alegria e vamos celebrar o que temos e nos preparar para enfrentar a vida mais do nosso jeito.

Estamos organizando nosso piquenique quilombolinhas traga, frutas, bolos, doces, tortas, sucos e todas aquelas coisinhas gostosas que não comemos no dia a dia.   🙂 😛

Entre em contato com a gente para somar com a festa.

taina@mocambos.net.

Re construir | Re conectar | Re existir

 

Detalhes

Data:
28 de setembro de 2019
Preço:
Gratuito
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, , , , ,
Website:
https://taina.net.br/

Organizador

Casa de Cultura Tainã
E-mail:
taina@mocambos.net

Local

Casa de Cultura Tainã
Rua Inhambu
Campinas, São Paulo Brasil
+ Google Map
Website:
https://taina.net.br